A indústria da construção brasileira está mudando seus parâmetros de qualidade. Em julho de 2013 entrou em vigor a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, que estabelece exigências de conforto e segurança em imóveis residenciais. A nova norma representa uma revolução conceitual sobre os requisitos mínimos de qualidade para casas e edifícios residenciais. Pela primeira vez, uma norma brasileira associa a qualidade de produtos ao resultado que eles conferem ao consumidor, com instruções claras e transparentes de como fazer essa avaliação. As regras privilegiam benefícios ao consumidor e dividem responsabilidades entre fabricantes, projetistas, construtores e usuários. Até então, as chamadas normas prescritivas determinavam padrões para certos produtos, como eles deveriam ser feitos, em que tamanhos, etc. Agora, a norma NBR 15575 diz que níveis de segurança, conforto e resistência devem proporcionar cada um dos sistemas que compõem um imóvel: estrutura, pisos, vedações, coberturas e instalações. O mercado da construção precisará se adaptar a uma nova forma de projetar e construir, priorizando o desempenho.

A Verdi elabora simulação computacional através do software Energy Plus, para análise do desempenho térmico, simulação no software Relux para Análise do desempenho de iluminação natural e simulação pelo software Dialux ou Relux para análise de desempenho de iluminação artificial.

O que a Verdi Arquitetura faz

Elabora análise crítica do projeto arquitetônico e suas interfaces, considerando sua implantação e as soluções construtivas empregadas. A análise será feita baseada em todos os itens relativos ao projeto arquitetônico, de acordo com a estrutura da norma.

A Verdi também elabora simulação computacional através do software Energy Plus, para análise do desempenho térmico, simulação no software Relux para Análise do desempenho de iluminação natural e iluminação artificial.

Fazemos análise do projeto arquitetônico para atendimento aos critérios de Adequação ambiental

Criamos procedimentos para especificação de materiais do projeto executivo.

Desenvolvimento de textos “padrão” para inserção nas pranchas de projeto arquitetônico para atendimento aos requisitos de projeto da norma.

Desenvolvimento de diretrizes a serem implementadas em projetos para atendimento à Norma e podemos fazer acompanhamento das ações.