LEED®. (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma certificação voluntária para edifícios sustentáveis, concebida pela ONG americana U.S. Green BuildingCouncil (USGBC), de acordo com os critérios de racionalização de recursos (energia, água etc.) atendidos por um edifício inteligente.
Pode-se aplicar o LEED®. a todos os tipos de edifícios, comerciais e residenciais. Ele atua durante todo o empreendimento, concepção e construção, operação e manutenção, como também em retrofit.
Cada categoria possui pré-requisitos e créditos a serem cumpridos. Os pré-requisitos são requisitos mínimos a serem atendidos pelo projeto, para que o mesmo tenha direito a acumulação de pontos para certificação, caso não sejam atendidos o projeto não poderá ser certificado. Cada crédito possui uma pontuação que varia de acordo com a categoria a ser atendida, a partir de um número mínimo de pontos.
Além dos diferentes tipos e necessidades, a certificação também apresenta diferentes níveis de pontuação de acordo com o desempenho do empreendimento, dentro de 110 pontos disponíveis para os certificados nos níveis Prata, Ouro e Platina (GBC Brasil, 2012):
- Selo LEED®.Certified, para empreendimentos que receberam entre 40 e 49 pontos;
- Selo LEED®. Silver, para edificações com pontuação entre 50 e 59 pontos;
- Selo LEED®. Gold, para edificações com pontuação superior a 60 e inferior a 79 e;
- Selo LEED®. Platinum, para edificações que conquistaram entre 80 e 110 pontos.