Construções Sustentáveis / Certificações Ambientais
PBE Edifica

A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica.

As etiquetas podem ser obtidas para edificações comerciais, de serviços e públicas (Figura 1) e edificações residenciais, sendo estas de 3 tipos: unidades habitacionais autônomas (casas ou apartamentos), edificações multifamiliares e áreas de uso comum.

pbh-edifica

Para obter a Etiqueta PBE Edifica é necessário contatar um OIA – Organismo de Inspeção Acreditado. Para o PBE – Programa de Eficiência Energética em Edificações, o OIA é legalmente habilitado a emitir Etiquetas, segundo o seu escopo de acreditação.

A avaliação de Etiquetagem PBE Edifica compreende duas etapas: Projeto do Edifício e Edifício Construído.

O que a Verdi Arquitetura faz?

  • Avalia a viabilidade técnica do empreendimento para identificação do potencial de implantação do Selo PBE Edifica.
  • Elabora análise dos projetos de arquitetura e complementares existentes para certificação quanto aos requisitos do RTQ do PROCEL.
  • Desenvolve análise para verificação da classificação do nível de eficiência energética e acompanhamento do processo de etiquetagem nas etapas de Projeto e de Edifício Construído através do método prescritivo do Requisito Técnico.
  • Prepara a montagem de processo para envio ao Organismo de Inspeção do INMETRO com o desenvolvimento da documentação técnica necessárias para a comprovação das eficiências junto ao organismo certificador;
  • Executa uma Pré-Inspeção e faz o acompanhamento na Inspeção pelo OIA na fase de Edifício Construído
  • Providencia o envio de toda a documentação e faz o acompanhamento de todo o processo de certificação em todas as suas fases, junto ao órgão certificador, até a obtenção do certificado.