Construções Sustentáveis / Certificações Ambientais
Selo BH Sustentável

O Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental traduz uma política pública de iniciativa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, de reconhecimento e comprovação concedidos a empreendimentos públicos e privados, condomínios residenciais e comerciais e/ou industriais que adotarem medidas que contribuam para a redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e para a redução/reciclagem de resíduos sólidos.

A adesão ao Programa é feita de forma voluntária e consensual e sua implementação é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio do Comitê Executivo Municipal da Copa 2014 e do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência.

Os empreendimentos certificados receberão o selo na modalidade Ouro, Prata ou Bronze, conforme o número de dimensões  contempladas em sua proposta (água, energia, gases de efeito estufa (GEEs), ou resíduos sólidos), se três, duas ou uma, respectivamente e, de acordo, com a abrangência do projeto e com os resultados alcançados pelas medidas de eficiência e gestão adotadas.

selo-bh-sustentavel

Serão realizadas duas auditorias: a Auditoria de Conformidade para a Concessão do Selo e a partir de então, o empreendedor deverá monitorar o desempenho do empreendimento e registrar as informações a respeito das tecnologias adotadas, durante o período de 1 (um)ano, quando  será realizada a Auditoria de Performance.

O que a Verdi Arquitetura faz?

  • Avalia a viabilidade técnica do empreendimento para identificação do potencial de implantação do selo BH Sustentável.
  • Desenvolve toda a documentação a ser entregue a Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Gerência de Planejamento e Monitoramento Ambiental em forma de Projeto Básico, contemplando as informações específicas solicitadas para a certificação.
  • Elabora análise de verificação do desempenho das dimensões contempladas e acompanhamento na simulação ambiental do Sistema de Avaliação online.
  • Providencia o envio da documentação e faz o acompanhamento de todo o processo da certificação em todas as suas fases, junto ao órgão certificador, até a obtenção do certificado.