Construções Sustentáveis / Certificações Ambientais

Selo Casa Azul (CEF)

O selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal é um tipo de classificação socioambiental dos projetos habitacionais financiados pela CAIXA, com a missão de reconhecer empreendimentos que adotem soluções eficientes na construção, uso, ocupação e manutenção dos edifícios, incentivando o uso racional de recursos naturais e a melhoria da qualidade da habitação e de seu entorno.

O Selo se aplica a todos os tipos de projetos de empreendimentos habitacionais apresentados à CAIXA para financiamento ou nos programas de repasse. Podem se candidatar ao Selo as empresas construtoras, o Poder Público, empresas públicas de habitação, cooperativas, associações e entidades representantes de movimentos sociais.

O selo avalia seis categorias: Qualidade Urbana, Projeto e Conforto, Eficiência Energética, Conservação de Recursos Materiais, Gestão da Água e Práticas Sociais e dentro destas, são 53 critérios avaliados, distribuídos em 3 níveis de graduação, sendo:

  • Bronze: 19 critérios obrigatórios;
  • Prata: critérios obrigatórios mais 6 critérios de livre escolha – 25 critérios;
  • Ouro: critérios obrigatórios mais 12 critérios de livre escolha – 31 critérios.

selo-casa-azul

Como o agente certificador do Selo Casa Azul é o principal banco e financiamento imobiliário do Brasil, menores taxas são oferecidas aos empreendimentos que detém o selo. Alguns exemplos são as taxas de financiamento reduzidas para empreendimentos com Selo Azul nível Prata ou Ouro.

A adesão ao selo é voluntária e a empresa interessada deve apresentar os projetos à CAIXA para análise do financiamento, sendo necessário entregar toda a documentação e as informações técnicas que comprovem o preenchimento dos requisitos avaliados. Depois de aprovado, o banco informa a graduação alcançada e, na contratação, emite o certificado de concessão do selo.

O atendimento aos itens propostos em projeto será verificado também no curso do acompanhamento da obra, durante as medições mensais ou em vistorias específicas.

O que a Verdi Arquitetura faz?

  • Avalia a viabilidade técnica do empreendimento para identificação do potencial de implantação do selo Casa Azul.
  • Define as diretrizes para a orientação aos projetistas contratados e execução de obra de acordo com exigências do nível pretendido, abrangendo a intenção, requisitos e normas aplicáveis, bem como a relação dos documentos a serem fornecidos para a demonstração do atendimento aos requisitos.
  • Faz o acompanhamento do atendimento aos critérios de desempenho em todas as fases.
  • Disponibiliza Treinamentos quanto aos créditos de canteiro na obra, no que se refere ao atendimento dos critérios estabelecidos.
  • Supervisiona Suprimentos e Especificações Técnicas no que se refere ao atendimento dos critérios do programa através de procedimentos formatados.
  • Desenvolve Análises computacionais e estudos de eficiência energética.
  • Providencia o envio de toda a documentação e faz o acompanhamento de todo o processo de certificação em todas as suas fases, junto ao órgão certificador, até a obtenção do certificado.